- Se forem apenas algumas pessoas (use de bom senso), os cartões devem ser trocados quando todos se assentarem à mesa e sempre no início da conversa.
- Se forem muitas pessoas envolvidas, os cartões podem ser trocados logo de início ou na despedida. Cuidado! Não saia distribuindo o seu cartão aos participantes, como se fosse um panfleto que se entrega nas ruas!!
Caso a reunião aconteça em um local mais informal, mantenha os cartões em um local fácil de serem pegos ( ou no bolso do paletó ou em sua agenda ) de maneira que, ao receber um cartão, você também possa entregar o seu.
Se você for a parte interessada, não espere que o outro lhe entregue o cartão, para que você possa entregar o seu. Entregue o seu cartão e se o outro não entregar o dele, peça de forma clara e objetiva. Não há nenhum problema nessa atitude.
Caso a pessoa não tenha um cartão ( e você é a parte interessada ), anote os dados dela em sua agenda. Essa atitude, além de demonstrar o seu interesse e valoriza o outro.
Se você receber um cartão e não tiver um no momento para trocar, forneça um telefone seu para contato. É um gesto educado.
Quando receber um cartão, leia-o por alguns segundos. Essa atitude demonstra o seu interesse e valoriza o outro. Durante a leitura, procure alguma informação no cartão, que possa dar continuidade à conversa. Não é educado receber o cartão e guardá-lo em seguida.
Em uma reunião, ao receber um cartão, mantenha-o à mão. Pode deixá-lo na sua frente ou próximo do seu campo de visão, pois, além de ser educado, te ajudará a lembrar o nome da pessoa, caso você esqueça.
Ao entregar o seu cartão, ele deve estar na posição correta de leitura, para que o outro, ao recebê-lo, visualize as informações sem ter que ficar virando o cartão para posicioná-lo corretamente.
Quando há amizade com alguém, é educado, ao entregar um cartão, cortar parte do nome com uma caneta ( um traço pequeno, rápido e na diagonal ) deixando apenas o nome pelo qual a pessoa quer ser chamada. O ato de cortar parte do nome, indica intimidade com alguém.
Evite imprimir o verso do cartão, pois, caso precise incluir um número de telefone especial que não esteja impresso ou mesmo colocar uma informação adicional, use o verso do cartão e escreva na frente da pessoa que o está recebendo, para que ela se lembre da situação.
O cartão deve conter informações atualizadas. Não se deve atualizar qualquer informação com caneta. É extremamente deselegante.
Cuidado para não poluir o seu cartão com muitas informações. Uma sugestão tradicional e que não falha é colocar o logo no topo, nome e cargo ou profissão no centro e endereço, telefones, e-mail e site do lado esquerdo embaixo.
Os cartões impressos em casa, não devem ser utilizados profissionalmente. Prefira os impressos em gráfica.
Não se dobra a ponta do cartão ao entregá-lo.
Em situações sociais, nunca utilize cartão profissional.
Carregue sempre alguns cartões com você, pois nunca se sabe quando pode surgir uma oportunidade de parceria ou de trabalho.
Mantenha seus cartões em box ou estojo específicos para cartões, que podem ser de couro ou metal, para mantê-los protegidos contra a sujeira.