A primeira função/atribuição da administração de
uma empresa é a elaboração de um bom planejamento.

O planejamento pressupõe, enfim, uma ordenação lógica do trabalho. Uma empresa preocupada com as relações de trabalho, buscará estruturá-lo de modo a torná-lo mais produtivo e satisfatório ao trabalhador, lembrando que a satisfação do trabalhador é hoje entendida como condição de produtividade.
No contexto das empresas modernas, onde a
flexibilização do processo produtivo já é realidade e necessidade, a estratégia
utilizada no sentido de associar produtividade e satisfação ao trabalho, tem
consistido na reunião de várias operações ou no agrupamento de tarefas afins,
de modo que se possa realizá-las em equipe.
A implantação dessa estratégia de trabalho
baseia-se na compreensão da dinâmica da atividade. Esta parte do princípio de
que trabalhos repetitivos produzem fadiga e, portanto, qualquer pessoa trabalha
melhor se todo o corpo – músculos, sentidos e mente – estiver empenhado na
tarefa.
A diversidade de tarefas executadas com
liberdade e segundo o ritmo determinado pela equipe passa, assim, a ser
considerada como fator de produtividade.
Essa
idéia de diversidade de tarefas e de ritmo de trabalho é mais compatível com o
exercício da liberdade, indispensável ao desenvolvimento da iniciativa,
competência hoje exigida do trabalhadorFonte: Ética e Trabalho