O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Essa denominação foi abandonada principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos.
Com essa alteração, esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica, para ser considerado apenas uma perturbação afetiva, pois na verdade, na maioria das vezes, esses sintomas não aparecem.
É preciso ter cuidado na identificação da biploridade, pois todos nós temos nossos dias negativos, onde podem surgir sentimentos de tristeza ou de irritabilidade, o que não nos caracterizaria como um indivíduo com esse transtorno.
Ao compararmos as mudanças comuns do humor com as mudanças de humor de um bipolar, observaremos que neste segundo as alterações de humor são drásticas e intensas, afetando os níveis de julgamento e comportamento.
A bipolaridade costuma surgir em adultos entre 24 e 30 anos, porém, esse distúrbio afeta também crianças, adolescentes e idosos.
Características Básicas
A característica básica, é a alternância entre quadros depressivos e de euforia, podendo, não raras vezes, apresentar também o quadro misto, ou seja, sintomas depressivos simultâneos aos eufóricos.
Sintomas na fase de euforia:
Alegria exagerada, agitação mental e física, ideias grandiosas e insônia.
Sintomas na fase depressiva:
Tristeza profunda, irritabilidade, perda ou aumento do apetite e lentidão mental.
Tratamento
O tratamento é feito através de medicação específica e tem por objetivo, o controle das mudanças bruscas de comportamento.
Caso você tenha se identificado com o tema ou conheça alguém assim, marque uma consulta com a psicóloga Paula Barbosa, enviando um e-mail para consulta.checkupemocional@gmail.com