Considerada a primeira-dama da hotelaria brasileira, (*) Chieko Aoki fala sobre como a gentileza pode influenciar as relações de trabalho.
(matéria extraída da Revista Itaú-Unibanco, de fevereiro 2012)

O que é ser gentil?
É praticar o bom gosto, o agrado no relacionamento entre as pessoas. É também uma forma de substituir a palavra pela atitude. No relacionamento interpessoal a gentileza enriquece, suaviza, expressa ou simboliza o estado de nosso pensamento e de nosso sentimento.
Qual a importância da gentileza na relação com clientes e fornecedores?
Lidamos com hóspedes de diversas nacionalidades e diferentes costumes. Por isso, a expressão da gentileza também deve ser diferente para ter valor. Com os fornecedores o relacionamento é mais próximo, mas com o devido respeito para torná-lo melhor e mais confiante.
Como a gentileza influencia o ambiente de trabalho?
Às vezes confundimos os colegas com a paisagem do escritório e a velocidade da rotina faz-nos agir de forma quase automática, sem prestar atenção às outras pessoas. A gentileza possibilita a construção de relações mais próximas e requer muito pouco de cada um.
Gentileza é uma vantagem competitiva para as empresas?
Sim. Onde há gentileza, nota-se uma liderança mais próxima dos liderados. Assim ela torna-se muito mais uma mentora do que um "chefe". Isso gera o espírito de equipe, de confiança mútua, além de propiciar um ambiente que produza melhores resultados.
Como manter a gentileza em meio às pressões do dia a dia?
Penso que as pessoas não são diferentes quando estão sob pressão. Se são indelicadas, é porque a gentileza não faz parte do seu jeito de ser. Usam somente um verniz para disfarçar a sua personalidade. Acredito na gentileza como cultura, estilo, ou seja, que não se "tira ou põe" como uma camisa.
Como ser gentil e, ao mesmo tempo, assertivo?
Gentileza não é fraqueza. É possível falar com sinceridade sem deixá-la de lado. Tudo depende do que é dito e da forma como é dito. É muito mais fácil conquistar a compreensão e a colaboração das pessoas, quando deixamos de forma clara, em nossas atitudes e palavras, a nossa opinião.
(*) Fundadora da rede Blue Tree e formada em Direito pela USP. Fez cursos em Administração Hoteleira na Cornell University, EUA
Mais dicas? Envie o seu e-mail para dicasdetiqueta@gmail.com