A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade(*) no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de que algo ruim aconteça de forma inesperada. O corpo reage como se estivesse frente a um perigo, porém não há nada visível que possa justificar esta reação.
É mais comum nas mulheres do que nos homens, na proporção de 2 por 1 e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum no final da adolescência e início da juventude
Sintomas
Tonturas extremas, visão embaçada, formigamento nas mãos, taquicardia, náusea, boca seca, suor, e falta de ar. Por ser um ataque repentino, a pessoa sentirá o medo de morrer de um ataque cardíaco ou de um derrame cerebral. É comum que ela saia rapidamente do local e procurar ajuda em um pronto socorro.
As crises são intensas, mas passageiras de 15 a 20 minutos, raramente mais disso, diminuindo aos poucos e desaparecendo totalmente.
Depois da primeira crise da síndrome do pânico o indivíduo sentirá medo de ter outra outra "crise", passando então a evitar lugares cheios demais ou fechados, com medo que não dê para fugir se precisar de ajuda imediata. Pelo medo, evitará: sair de casa, viajar, dirigir, ir ao cinema e etc.
Causas
A causa é desconhecida. Pesquisas apontam que a genética pode ser um fator determinante, porém, a síndrome do pânico, em geral, ocorre sem que haja qualquer histórico familiar. Situações de extremo stress, tanto positivo quanto negativo, podem desencadear ou agravar a síndrome do pânico (desemprego, morte ou ausência de pessoa querida ou importante, nascimento ou morte de um filho, doença na família, casamento ou separação e etc.)
Tratamento
No tratamento, pode ser necessário a utilização de antidepressivos ( receitados pelo psiquiatra ), para acabar com os efeitos físicos provocados pelo desequilíbrio bioquímico.
Para as sequelas da síndrome do pânico e dos medos decorrentes, a medicação não funciona e, neste caso, a psicoterapia é indicada. A psicoterapia irá trabalhar a ansiedade, as fobias e, principalmente, a mudança de atitude frente a doença.
A vontade do paciente em curar-se é o ponto fundamental para o sucesso do tratamento.
(*) Ansiedade é uma emoção comum durante a vida, caracterizando-se por um estado de apreensão, provocado pela antecipação de uma ameaça, incidente ou situação, quer real ou imaginário.
Se você conhece alguém que está apresentando esses sintomas, envie um e-mail para checkupemocional@gmail.com