Ela deve levantar-se somente quando a pessoa apresentada é um senhor ou senhora idoso , quando for um Chefe de Estado, Sacerdote , alguém de alta hierarquia ou frente a seus convidados.
Apresenta-se sempre o menos importante ao mais importante. A pessoa que recebe a apresentação é a que estende a mão a quem lhe foi apresentada ou faz uma referência com a cabeça, cabendo então ao apresentado, retribuir com o mesmo gesto.
É a pessoa importante quem diz primeiro "Muito Prazer" ou um simples “Olá” ( para homens e jovens de ambos os sexos ) ou “Como vai?” (quando a pessoa apresentada é uma senhora) e que pode ou não dar início a conversação.O outro deve responder com as mesmas palavras.
Em uma relação profissional, quem toma a iniciativa do cumprimento é a pessoa mais importante, independentemente do sexo. Socialmente e do ponto de vista da Etiqueta de Boas Maneiras, a mulher é mais importante que o homem , e, neste caso, cabe à mulher, estender a mão. No caso de uma pessoa idosa, é esta quem estende a mão. Resumindo: socialmente falando, os mais velhos, os de alta hierarquia e as mulheres, são os que estendem a mão.
Cabe à mulher estender a mão ao homem, mas, caso o homem já o tenha feito, será de extrema indelicadeza por parte da mulher, recusar sua mão estendida.
No ambiente de trabalho
Quem estende a mão é a pessoa mais importante, ou seja, cabe ao chefe estender a mão ao funcionário e este retribuir o gesto.
Não diga “Prazer” ou “Muito Prazer”. Fale simplesmente “Olá, como vai?” ou então um ”Tudo bem?”.Na hora de se despedir, pode finalizar com “Foi um prazer te conhecer”, se realmente tenha sido!
Dar ou não beijinhos, também deve partir de quem é mais importante, por exemplo, do seu chefe, de algum superior ou então de alguém mais velho. São no máximo dois beijinhos.
Secretárias e recepcionistas não estendem a mão para o visitante que chega ao escritório e não dão beijinhos.
Quando o cliente é do sexo feminino, mesmo sendo conhecido da empresa, a funcionária nunca toma a iniciativa de beijá-la.
Um executivo levanta-se e estende a mão a quem entrar em seu escritório para falar com ele e quando a visita sair faz a mesma coisa.
Na hora da despedida, o cliente pode estender a mão ao executivo, expressando dessa forma, a satisfação pelo contato.
Se a pessoa a quem se deseja estender a mão, apresenta algum comprometimento na mão ou braço (braço engessado, levando pacotes ou comendo), apenas um toque leve no ombro serve como um cumprimento.
Restaurante
Não faça o homem esperar. Pontualidade é uma qualidade universal. Sendo que no caso das mulheres, é uma forma de gentileza, que demonstra consideração.
As bolsas são sempre deixadas atrás da cadeira.
Se a mulher for pagar a conta, o dinheiro deve ser repassado para o acompanhante.
Pedir a “nota” e nunca a “conta.
Em almoço de negócios, quem convida paga a conta. Se você não é o pagante, não se ofereça para pagar.
Quando você quiser convidar alguém para almoçar e quiser pagar a conta, ao convidá-la enfatize que você é quem a está convidando, assim ficará implícito que você assumirá a despesa.
Se ao sentar-se à mesa estiver usando batom o excesso deve ser retirado com guardanapo de papel ou com seu próprio lenço. Nunca limpar os lábios no guardanapo de tecido deixando a marca do batom Alguns locais colocam o guardanapo de papel dentro do de tecido. Use-o para absorver o batom e depois conserve-o dentro do de tecido (sobre o colo) e só utilize o de tecido.
Se o guardanapo cair no chão, aguarde até que o garçom se aproxime e faça um sinal mostrando o guardanapo caído. Ele deve apanhá-lo e trocar por outro. Você só agradece. Na casa de amigos, cada um recolhe o seu e o recoloca sobre as pernas.
Não retocar maquiagem à mesa.
A mulher pode almoçar ou jantar sozinha, desde que seja de forma discreta. Folheie uma revista ou um livro e aproveite para saborear a refeição. Caso decida ligar para alguém, use o celular muito discretamente.
Nunca levante da sua mesa para ir cumprimentar um amigo. Deixe que o amigo venha até você. Em restaurantes, basta acenar de longe ou fazer um gesto com a cabeça.
Não há nenhum problema em ir a eventos ou festas sozinha. Se não houver pessoas conhecidas, fique próxima dos anfitriões. Depois de algumas apresentações, você já pode puxar uma boa conversa com os apresentados.
Vinho
Normalmente o garçom irá oferecer o vinho a ser aprovado para quem fez a solicitação, independentemente do sexo.
O cliente pode solicitar previamente ao sommelier, que escolha o vinho para ele e que o prove.
Quando uma senhora é a anfitriã, em lugar de experimentar o vinho para a aprovação, ela geralmente solicita ao somelier para fazê-la. Ele tem um copinho especial para essa tarefa.
Ajuda do sommelier. O empregado que lhe apresenta a carta de vinhos pode não ser um garçom comum, mas o sommelier ou encarregado dos vinhos, chefe dos vinhos. Ele geralmente se veste diferente do resto da equipe de atendentes. O sommelier pode ter uma pequena taça rasa de metal, o tastevin ou tate-vin pendurada por uma fita ou uma corrente ao pescoço, a qual serve exatamente para provar o vinho e é a sua ferramenta de trabalho.
Para maiores detalhes sobre o tema, acesse http://www.geocities.com/cobra_pages/bmp-vinhos.html
Aparência
Para situações mais formais, em seu trabalho, se o cabelo for longo, opte por mantê-lo preso, evitando cair nos olhos ou a todo momento colocá-lo atrás da orelha.
Unhas maltratadas são péssimas para a imagem da mulher.
Unhas roídas ou muito compridas devem ser evitadas.
Esmaltes transparentes são neutros e mais adequados ao seu dia a dia na empresa. Os muito escuros combinam com você para uma festa ou algum momento especial seu.
Cuidado com a roupa! Certifique-se que o seu corpo caiba na roupa escolhida. Nada pior do que ficar puxando o comprimento da saia, puxando o decote para cima ou ficar se contorcendo para puxar a calça comprida para cima. Esta última é lamentável!!!
No ambiente corporativo, as profissionais devem evitar minissaias, blusas de alcinha e roupas transparentes;
Em dias de eventos oficiais ou quando for receber pessoas de nível político ou uma personalidade social, as mulheres deverão usar um tailleur.
Nos dias de festa da empresa ou em evento corporativo, a roupa deve ser sóbria e de bom gosto.
Ao escolher suas roupas para o trabalho, use tons neutros para as peças principais e dê preferência aos tecidos estampados somente para camisas e blusas.
Os conjuntos são peças fundamentais, pois proporcionam formas de variação, bastando apenas trocar as peças entre eles.
O tipo de tecido conta muito para quem quer se vestir bem. Para o dia a dia, dê preferência aos tecidos que não amassam e, para ocasiões especiais, use os tecidos nobres e tradicionais.